terça-feira, 17 de janeiro de 2012

O que é a Biologia Marinha?



    Como todos já devem saber, Biologia Marinha é o estudo dos organismos que vivem em ecossistemas de água salgada e das relações entre eles e com o ambiente.

    A biologia marinha é um dos ramos da biologia e da oceanografia, resultando da profundidade destas duas áreas científicas, que se dedica ao estudo da vida nos mares e nos oceanos, assim como aos fenômenos que a afetam e condicionam.

 Para saber:

   Organismos: Um organismo (do grego organismós, "conjunto") é o conjunto de órgãos que constituem um ser vivo. (órgãos: Um órgão é um grupo de tecidos que formam uma função específica ou grupo de funções.)


   Ecossistemas: O Ecossistema (grego oikos casa + systema, sistema: sistema onde se vive.) designa o conjunto formado por todas as comunidades que vivem e interagem em determinada região e pelos fatores abióticos que atuam sobre essas comunidades. (Consideram-se como fatores bióticos os efeitos das diversas populações de animais, plantas e bactérias umas com as outras e abióticos os fatores externos como a água, o sol, o solo, o gelo, o vento.


   Água salgada: É a água encontrada em mares e oceanos. A água do mar de todo o mundo tem uma salinidade próxima de 35 (3,5% em massa, se consideramos apenas os sais dissolvido, mas a salinidade não tem unidades), o que significa que, para cada litro de água do mar há 35 gramas de sais dissolvidos, a maior parte é cloreto de sódio (cuja fórmula é NaCl).

(CURIOSIDADES: A água menos salina do planeta é a do Golfo da Finlândia, no Mar Báltico. O mar mais salino é o Mar Morto, no Médio Oriente, onde o calor aumenta a taxa de evaporação na superfície e há pouca descarga fluvial.
 Porque o mar possui sal?
   As teorias científicas para explicar as origens do sal marinho começaram com Edmond Halley, em 1715, que propôs que os sais e outros minerais foram transportados para o mar pelos rios, tendo sido sugado da terra por queda da chuva, lavando as rochas. Ao alcançar os oceanos estes sais seriam retidos e concentrados pelo processo de evaporação (veja Ciclo hidrológico) que removem a água. Halley notou que do pequeno número de lagos no mundo que não têm saídas para o oceano (como o Mar Morto e o Mar Cáspio), a maioria tem alto teor de sais. Halley denominou este processo de "intemperismo continental"
   Ambiente: O Ambiente (do latim ambiente, com o sentido do que envolve os corpos por todos os lados) é o conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto, ou em que ocorre determinada ação. 
Meio ambiente - Em biologia, inclui tudo o que afeta diretamente o metabolismo ou o comportamento de um ser vivo ou de uma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.



-Espero que tenham gostado, e claro, aceito sugestões! São sempre bem vindas.
Boa tarde a todos!

.

2 comentários: